BIO
Bruno Big

BIO Texto

Bruno Carneiro Mosciaro, o Bruno Big, é designer e artista visual formado em Comunicação Visual pela PUC - Rio. Carioca e nascido em 1980, Big é um artista multidisciplinar. Pesquisa diferentes técnicas e as que mais o encantam são as primitivas como gravura, cerâmica, estêncil e xilogravura. Mas, por transitar em vários meios, também trabalha com as mais contemporâneas como graffiti, ilustração digital e gravura experimental. Ao lado da professora e artista Thereza Miranda, Big ministra aulas no Departamento de Arte e Design da PUC - Rio. Em 2002, fundou seu próprio estúdio de design gráfico. Após 4 anos, viajou para a Europa e se instalou em Barcelona, Espanha, para estudar. Como esta cidade respira arte, Bruno Big pôde desenvolver bastante o seu lado artístico realizando diversas experimentações. Nas ruas, começou a trabalhar com estêncil e depois iniciou seu trabalho a mão livre com o graffiti. E teve também uma vivência profunda trabalhando por meses no ateliê da artista Nuria Duran, o que resultou na sua primeira exposição individual, a “Gravado Experimental”. Ainda em Barcelona, participou pela primeira vez de um evento internacional: o “Difusor”, encontro internacional de estêncil. De volta ao Rio de Janeiro, trabalhou como curador de arte na Galeria Homegrown durante 5 anos, onde realizou diversas exposições de artistas locais e internacionais. Big sempre se manteve presente na cena urbana carioca permanecendo constantemente em atividade nas ruas.

Em 2010, participou do projeto “Usina” com outros artistas brasileiros e franceses onde juntos pintaram a UTE, Usina Termoelétrica de Macaé, no Rio de Janeiro. Este projeto originou um livro e um documentário. Ainda em 2010, Big foi para o Festival Paris Hip Hop, na França, e fez uma residência artística na Cité Internationale des Arts, através da Aliança Francesa. Retornou para França, em 2012, para participar novamente do Festival Paris Hip Hop e integrou 2 exposições coletivas na Opera Gallery: a “Graff the Peace” e a “Masters of Street Art”, ao lado de grandes nomes da street art mundial.

Em 2013, pintou um painel para o projeto “Mile of Murals" em Chicago, EUA. E em 2014, pintou um grande muro junto com outros artistas brasileiros em Wynwood, Miami, durante a mostra Art Basel, mundialmente conhecida.

Sua última exposição individual, “Pulsa”, foi em 2015 na Galeria Homegrown, Rio de Janeiro, e foi um grande sucesso. Nela, Big expôs trabalhos inéditos criados em diferentes suportes e formatos e, pela 1ª vez, apresentou seu trabalho em cerâmica.

Em 2016, participou da “Urban Art Fair”, feira de street art em Paris, com a NextStreet Gallery e, através da mesma galeria, também expôs seus trabalhos na Beirute Urban Wall, feira de street art em Beirute, no Líbano. Ainda em 2016, Big realizou um projeto para o World Surf League onde pintou, durante o campeonato no Rio de Janeiro, uma prancha de surf para o campeão mundial Adriano de Souza. A ação foi transmitida ao vivo pelo site oficial do evento.

Bruno Big já desenvolveu customizações, pinturas de painéis, de fachadas e de lojas, ilustrações, estampas, artes para vinhetas e muito mais. Muitos desses trabalhos foram criados para campanhas e marcas como Coca-Cola, Farm, Canal Brasil, RedBull, Rider, Nike entre outras. Com a Nike, Big tem uma parceria de longa data. Já desenvolveu muitos projetos e produtos para a marca. Um dos mais importantes foi a criação de uma série de ícones da cultura brasileira que foram aplicados na camisa oficial da seleção de futebol para a Copa do Mundo que aconteceu no Brasil em 2014. Recentemente o artista criou a coleção “Ousadia e Alegria” para o jogador de futebol Neymar Jr. Nela, ele assinou a nova chuteira do jogador e mais uma série de produtos, além de ter pintado um campo de futebol em Barcelona para o vídeo de lançamento da coleção. Este vídeo rodou o mundo e Big ainda pintou o Instituto Neymar em Santos, São Paulo, a pedido do próprio jogador.

Através de sua arte, Bruno Big tem uma presença muito forte nas ruas. Gosta do desafio e da resposta que a rua oferece. A busca pelo espaço a ser pintado, a adaptação a diferentes suportes e a interação das pessoas que circulam nas ruas enquanto ele cria, gera uma energia que é fundamental para Big enquanto artista.

Seus traços únicos carregam uma identidade muito forte e marcante. Bruno Big vive em constante estudo e pesquisa, sempre circulando entre os mais diversos meios da arte: do mundo acadêmico até a sua livre expressão como artista e designer.